Digifred participa da Jornada JucisRS

A primeira edição da Jornada JucisRS aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro, na Câmara de Vereadores e CDL de Novo Hamburgo, e nossa equipe marcou presença. Participaram do evento os colaboradores Tamyra Ayres, Facilitadora da Célula Tributos, Rodrigo Tiburki, Facilitador de Desenvolvimento Célula Tributos e Tobias de Vargas, Desenvolvedor.

Durante os dois dias de evento, a Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, promoveu uma intensa programação voltada ao estudo e debate das possibilidades que a RedeSim traz para a melhoria do ambiente de negócios dos municípios, aplicando a Lei da Liberdade Econômica, que prevê a desburocratização da liberação de licença. Foram abordados conteúdos exclusivos divididos entre seminários, palestras e oficinas voltados para agentes públicos, empreendedores, estudantes e profissionais.

Segundo Tamyra Ayres, “Ano que vem a gente vai fazer a integração Sistemas Digifred com a RedeSim, para quando o empreendedor fizer a abertura de empresa na Junta Comercial, cair direto no nosso sistema. Estamos na fase de início do projeto, então participamos do evento para nos inteirarmos da regra de negócio, dos parâmetros de definição de grau de risco para a dispensa de alvará, entre outros assuntos”.

Ao longo da Jornada, foram realizadas diversas atividades. No primeiro dia pela manhã, o coordenador da RedeSim na JucisRS, Silvio Ramão (foto), deu início ao evento com uma palestra sobre a Rede. Na sequência, o representante do Corpo de Bombeiros Militar do RS, Miguel Angelo Simões Valerio, ministrou um painel sobre segurança e prevenção de incêndios. Após, o secretário-adjunto de desenvolvimento econômico do Estado do Rio Grande do Sul, Joel Maraschin, e o coordenador do projeto DescomplicaRS, Tomás Holmer, fizeram uma apresentação sobre desburocratização e desenvolvimento econômico.

Para Tamyra, “Foi muito válido o evento. Conseguimos entender de que forma funciona a questão da classificação do Grau de Risco, pois percebemos que hoje os clientes têm muita dificuldade de definir qual atividade pode ser dispensada de Alvará e qual não pode. Aqueles que não precisam de laudo de bombeiros, nem licenciamento ambiental, por exemplo, se encaixam na categoria de baixo risco, o que dispensa a necessidade de alvará. Isso já pode colocar a empresa em funcionamento, sem ter que fazer a burocracia toda.”

Durante a tarde, foi realizado o painel Tudo Fácil Empresas, na qual participaram o coordenador da Redesim na JucisRS, Silvio Ramão, e os analistas de negócios Roberto Nilton e Felipe Silva. Eles explicaram detalhes do projeto e tiraram as dúvidas do público sobre o projeto. O administrador Fernando Fagundes Milagre apresentou o painel "Gestão num Mundo Dinâmico - o que muda no nosso trabalho?". Mais tarde, Silvio Ramão foi o painelista do tema "gestão e análise de risco". O vice-presidente de finanças do Sescon RS, Flávio Ribeiro, apresentou o painel "Digitalização do empreendedorismo - tecnologia a serviço do empresário".

A equipe Digifred também participou de oficinas voltadas à tecnologia e também sobre a simplificação do processo de registro e licenciamento de empresas no Estado, ministradas por agentes da Vigilância Sanitária e FEPAM, e da última atividade do dia, que foi o painel "Impacto da transformação digital nos negócios", feito pelo dirigente da Prosperitas Consultoria, Thomas Hartmann.

Fonte pesquisada: Site JUCISRS 

Foto: Sandro Azevedo (divulgação oficial)

Compartilhe:

Deixar um comentário: