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O uso da tecnologia como aliado para uma Gestão Pública eficiente

  • Postado em 18 de março de 2019

A gestão pública é vista como uma ferramenta imprescindível no que diz respeito a melhora na qualidade de vida dos cidadãos. Isso decorre principalmente, do aumento das demandas no meio social. Tendo em vista que os gestores públicos buscam, cada vez mais, garantir que serviços como saúde, educação, segurança e infraestrutura, por exemplo, atendam às necessidades da população de maneira satisfatória, comprovando a eficiência da gestão pública no município.

 O papel da tecnologia nesse meio, visa aproximar as atividades governamentais do cidadão. Pensando nessa proximidade, existem pontos relevantes que contribuem para a eficiência da gestão.

1. Qual a importância de se ter uma gestão pública eficiente?

É considerada eficiente, a gestão capaz de alcançar resultados positivos mesmo com um número de verbas limitado. Esse fator é determinante para avaliar a qualidade da administração.

O uso da tecnologia, nesses casos, contribui para a diminuição do tempo de entrega das atividades. Quando há provas de que existe um bom gerenciamento dentro da prefeitura, por exemplo, viabiliza o fornecimento de serviços e recursos por parte da União.

A assinatura de documentos por meio digital também torna mais eficiente o repasse de informações aos órgãos de controle. A utilidade da tecnologia, nesse caso, contribui para que o dinheiro público não deixe de ser aplicado por motivo de lentidão ou da falta de organização ao administrar projetos e fornecer dados sobre as ações realizadas dentro da prefeitura.

Esse fator reforça a relevância da tecnologia como uma ferramenta que ajuda a otimizar os gastos e tornar a administração pública mais eficiente.

2. Como medir a eficiência da gestão pública?

Para que essa eficiência seja constatada, é importante que o gestor tenha um controle maior sobre as demandas. Ou seja, priorizar o foco em medir os resultados.

A administração pública pode, por exemplo, identificar os pontos negativos e pensar em ações capazes de identificar os pontos fortes da gestão. Essa medida pode ser avaliada utilizando recursos tecnológicos que o ajudem a:

  • acompanhar o cumprimento dos contratos;
  • verificar se o uso dos recursos financeiros está sendo feito corretamente;
  • ajudar os administradores na elaboração do planejamento estratégico.

Para saber se o uso da tecnologia tem contribuído para uma melhora dentro do setor público, é recomendável a aplicação de indicadores de desempenho. Esses indicadores contribuem para que a gestão pública receba um feedback de como as atividades estão sendo executadas. Isso é de suma importância para que sejam identificadas possíveis falhas, colocando como prioridades as metas e serviços mais qualificados para a população.

O uso da tecnologia também contribui para tornar a gestão mais transparente. Atualmente, os estados e municípios contam com portais de transparência, no qual o cidadão pode acompanhar onde estão sendo aplicados os recursos públicos.

É fundamental que os gestores públicos vejam o avanço tecnológico como uma ferramenta positiva no atendimento às demandas da população.


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