Post

Novos prazos do eSocial

Alterações foram publicadas no dia 5 de outubro

  • Postado em 16 de outubro de 2018

No dia 05 de outubro foi publicado no Diário Oficial, algumas alterações importantes no que se refere aos prazos do eSocial. Ou seja, os Órgãos Públicos e as Organizações Internacionais começarão a transmitir seus primeiros eventos em janeiro de 2020. Dessa forma, as orientações de implementação do eSocial para o GRUPO 4 (entes públicos e organizações internacionais) são, segundo a RESOLUÇÃO No 5, DE 2 DE OUTUBRO DE 2018:

Tabelas: janeiro/2020;

Não Periódicos: Resolução específica, a ser publicada;

Periódicos: Resolução específica, a ser publicada;

Substituição GFIP para Contribuições Previdenciárias:

Resolução específica, a ser publicada;

SST: janeiro/2021.

Quer dizer então que não preciso mais atualizar mais meus cadastros?

NÃO... Calma, não é bem assim!

Apesar do novo cronograma do governo ter concedido um período maior para que os Órgãos Públicos se adéquem às mudanças do eSocial, não é o momento de parar com tudo e deixar de lado o assunto.

É importante frisar que o eSocial não deixou de existir, apenas foi disponibilizado um tempo maior para que essa ferramenta seja realmente posta em uso no seu processo dentro dos Órgãos Públicos.

Por isso, fique atento e continue com o trabalho de atualizações de cadastros e conferências das informações cadastradas no sistema.Esse é o momento de se adequar às mudanças que o eSocial provoca nos processos administrativos e no seu local de trabalho. O eSocial não criou nada de novo, somente coloca para a aplicação as leis já existentes. Ou seja, as leis e regras já estão vigentes, só é preciso colocá-las em prática.

Dica: não deixe para aplicar essas mudanças somente no ano de 2020, quando iniciar os envios do eSocial, conforme o cronograma disponibilizado neste último dia 05 de outubro de 2018. Lembre-se, mais que mudanças de processos e sistemas, o eSocial é mudança de cultura do seu modo de trabalhar e do seu ambiente de trabalho ou organização.

Por essa razão, a Digifred continua trabalhando e aprimorando seus sistemas para atender todas a necessidades decorrentes dessa nova obrigação chamada eSocial. Dessa forma, é importante frisar que a Digifred continuará nos próximos meses e no decorrer do ano, disponibilizando atualizações de sistemas e processos de forma a melhor atender as exigências solicitadas pelo o eSocial. Contamos com a colaboração de todos para continuar desenvolvendo melhorias e adequações nos sistemas e processos, para que posteriormente a implementação do eSocial seja um sucesso também em sua organização.


Procurar

Vídeo